Cabelos

Saiba como acertar na tintura do cabelo

Por  | 

Nós separamos algumas dicas para você não frustrar as expectativas da sua clientela e acertar na tintura do cabelo. Afinal de contas, entregar um resultado diferente do que é oferecido é um dos fatores que mais comprometem a percepção de uma cliente acerca do seu salão.

Antes de mais nada…

As tinturas são pigmentos que somados à cor atual dos fios podem gerar um resultado bastante diferente do que o indicado na embalagem do produto. Para evitar surpresas desagradáveis – principalmente quando se vai testar alguma cor nova -, nós recomendamos a aplicação da tintura em uma mecha da nuca.

A cor atual dos cabelos influencia no resultado.

Como a colorimetria é uma ciência, muitas vezes é necessário que se faça contas para que a tonalidade desejada seja obtida.

Tons

Os números que figuram nas embalagens das tinturas são compostos por dois algarismos. O primeiro indica o tom base da cor – que vai do preto até o loiro castanho. Essas tonalidades são padronizadas, isto é, todas as marcas utilizam a mesma escala de cores em seus produtos.

Nuances

Já o segundo algorismo diz respeito às nuances das cores. Dourado, acinzentado, vermelho são apenas alguns exemplos de nuances que estão á disposição dos profissionais da beleza e da sua clientela. Ao contrário dos tons, cada marca trata esse ponto de maneira diferente. Fique atento ao nome da cor, pois ele vai detalhar a nuance pra você.

Água oxigenada

O volume da água oxigenada define quantos tons ela é capaz de clarear, e o tempo de ação com o descolorante é o que determina o clareamento. Bom, isso você deve saber, mas o que nós queremos destacar é que nem toda água oxigenada que acompanha a tintura é a mais indicada para os fios daquela cliente que você está prestes a atender.

Confira abaixo uma tabela simples para que você possa se guiar e ver como cada volume age. Desse modo a sua escolha será sempre acertada.

Volume Ação Tempo de ação
10 Escurece os fios com a tintura Especificado na caixa da tinta
20 Clareia de um a dois tons De 45 a 50 minutos
30 Clareia de dois a três tons De 45 a 50 minutos
40 Clareia de três a quatros tons De 45 a 50 minutos

Tintura de cabelo

Os cabelos pretos têm uma particularidade: a água oxigenada costuma clarear um tom a menos do que o esperado.

Como passar a coloração

A aplicação deve ser feita no cabelo seco e livre de produtos há pelo menos 2 dias. Oriente-se pelas informações contidas na embalagem sobre o tempo de ação dos produtos – esse tempo pode variar entre produtos destinados ao mesmo fim por conta de suas fórmulas.

Dividir o cabelo em 3 ou 4 partes, formando mechas não muito grossas, é a maneira mais eficaz para efetuar a aplicação.

A tintura que você vai aplicar é escura ou do mesmo tom dos fios da sua cliente?

Como a tinta age com maior intensidade no local onde a aplicação começa, o ideal é iniciar esse processo pela parte da frente da cabeça. Se você começar pela nuca, são grandes as possibilidades de que a frente fique desbotada.

A aplicação será feita em fios brancos?

Nesse caso você deve iniciar o processo pelas regiões onde se concentram a maior quantidade de fios brancos.

E aí, gostou das nossas dicas? Tem mais alguma para acrescentar? Deixe o seu comentário.

Tintura de cabelo

Maria Costa

Especialista atuante no mercado de beleza e estética.