Cabelos

9 dicas para a hidratação dos cabelos que podem ser feitas em casa

Por  | 

Você vai se perguntar, ao final desse post, como conseguiu sobreviver sem essas 9 dicas para a hidratação dos cabelos que podem ser feitas em casa. As tecnologias avançadas em nutrição dos cabelos são as principais aliadas de quem adora de cuidar das madeixas, mas, muitas vezes, não tem tempo nem dinheiro para visitas constantes aos salões de cabelo.

A partir de agora você vai sentar na cadeira do seu salão de cabeleireiro predileto só para questões muito, mas muito específicas mesmo.

Vamos às dicas?

#01 Escolha o creme certo para você

Uma pessoa, com um cabelo maravilhoso, indicou o creme que ela usa e você compra e não obtém nem metade dos resultados desejados. Isso acontece porque o cabelo daquela pessoa que te recomendou o creme não é o mesmo que o seu. Escolher um creme certo para os seus fios é o primeiro passo para uma hidratação potente dos fios.

O seu cabelo é seco, oleoso, misto… Qual é o tipo? Tendo isso em mente você já pode pesquisar o melhor produto para você e seus fios. Quem tem química no cabelo, por exemplo, deve escolher cremes que reparam os danos causados pela ação do processo químico.

#02 Utilize ampolas no seus cabelos

As ampolas são tão eficientes e tão presentes nas gôndolas dos estabelecimentos que vendem produtos de beleza quanto os cremes. O modo de aplicação é muito semelhante ao uso de um creme, ou seja, basta usar shampoo, condicionador e aplicar as ampolas, mesmo durante o banho, aguardar um período de 5 minutos para que o produto possa atuar e enxaguar.

No entanto, você deve ter atenção na hora de comprar a sua ampola. Existem ampolas pós-tintura, para cabelos secos, volumosos e vários outros típicos de cabelo.

#03 Cuidado com a lavagem dos fios

Algumas pessoas compram o creme ou ampola e têm uma vontade de começar o tratamento o mais rápido possível. O que essas pessoas não sabem é que antes da aplicação de qualquer um desses produtos, os cabelos devem estar muito limpos.

Para quem faz uso de muitos produtos no cabelo o mais recomendado, segundo os especialistas em cabelos, é o uso de um shampoo anti-resíduo e depois a aplicação de um shampoo comum. O anti-resíduo vai permitir uma limpeza profunda, retirando todos os resíduos e abrindo as escamas do cabelo, para que o creme – ou ampola – possa agir de maneira potente.

#04 Mantenha os cabelos bem sequinhos

Você concluiu todo o processo de lavagem e ficou com preguiça de enxugar bem os seus cabelos. Dinheiro, tempo e conhecimento jogados fora. Faça o uso de uma toalha e tonifique os músculos do seu braço para deixar seus cabelos bem secos.

Pode parecer parecer um simples detalhe, mas a água pode oxidar os nutrientes do creme/ampola e interferir nos resultados. Vale lembrar também que a água pode diluir o creme e comprometer a sua fórmula e os seus resultados.

#05 Desembarace os cabelos sem mistério

Desembaraçar os cabelos pode ser quase uma sessão de tortura. As pessoas com cabelos mais encrespados são as que mais sofrem com isso. Isso porque – até hoje – você ainda não tinha o hábito de fazer uso da maciez proporcionada pelo creme para cuidar desse problema.

A dica é simples: comece pela parte de trás da cabeça, massageando mecha por mecha, passando os dedos delicadamente pelos fios, até chegar na frente. Você também pode utilizar um pente mais largo ou uma escova raquete (esqueça as escovas de cerdas finas, pelo amor de Deus!) com bastante cuidado para não quebrar os fios.

#06 Evite toucas térmicas na cabeça

Uma prática comum é colocar uma touca térmica na cabeça após a massagem dos cabelos. Os hair stylits e outros especialistas em tratamentos capilares não recomendam essa pratica. O mais indicado é o uso de uma toalha quente.

Basta molhar uma toalha na água quente que vem do seu chuveiro, enxaguar para tirar o excesso de água e colocá-la na cabeça. Esse processo, sim, vai tornar a máscara ainda mais potente. A touca térmica pode aquecer demais e prejudicar a estrutura do cabelo.

Quer mais uma opção? Você também pode enrolar o cabelo em um papel filme. Ele não esquentará demais e ainda vai potencializar, assim como a toalha, a máscara.

#07 Siga as instruções de tempo

Algumas pessoas fazem todos os procedimentos corretamente e tropeçam na questão do tempo. Verificada a ação do tempo (5 ou 10 minutos, por exemplo), você deve respeitar esse prazo. Deixar a máscara atuar por mais tempo do que o recomendado pelos fabricantes não vai aumentar o seu efeito.

#08 Dê preferência para a água fria

Chegou a hora de enxaguar os seus cabelos e, junto com ela, a hora de se decidir por ajustar o chuveiro para “frio” ou “quente”. Opte, sempre que possível, pela água fria. Nessa condição, a água fecha as escamas dos cabelos deixando-os brilhantes.

Para aqueles dias em que o frio está de rachar e seria desumano um banho de água fria, procure deixar a água numa temperatura, morna, moderada.

#09 Não deixe resíduo sobre resíduo

Nada de deixar um pouco de creme no cabelo após a lavagem. Os cremes de nutrição possuem uma consistência pesada e, se não retirados por completo, vão deixar os fios bastante oleosos; sem contar no aspecto sujo que ninguém merece.

O que os profissionais da beleza recomendam é o uso de um creme leave in após a lavagem, pois além de hidratar os cabelos de maneira consistente, ele foi desenvolvido justamente para não ser enxaguado.

Você já conhecia algumas dessas práticas? Sabe de mais alguma que esquecemos de colocar no texto? Comente aqui nos comentário!

hidratação dos cabelos

Maria Costa

Especialista atuante no mercado de beleza e estética.