Cabelos

10 hábitos que podem prejudicar a saúde dos cabelos

Por  | 

Alguns hábitos que podem prejudicar a saúde dos cabelos fazem parte da vida de muitos e nem nos damos conta disso. A correria do dia a dia é, com certeza, a grande responsável por essas práticas que você deve evitar a todo custo.

Falar em cuidados e manutenção dos fios pode parecer algo muito difícil e trabalhoso, mas após a leitura desse texto você vai se surpreender e ver que atitudes simples vão contribuir para a saúde e beleza dos seus fios.

#01  Não retirar o condicionador dos cabelos

Uma das funções do condicionador é penetrar nas escamas dos cabelos, que foram abertas anteriormente pelo shampoo, para tratar e regenerar a estrutura capilar.

Os condicionadores também são os responsáveis por fechar essas escamas para concluir o tratamento. Não retirar o produto adequadamente dos seus fios significa danificar a estrutura capilar e impedir que as escamas sejam seladas como devem ser.

Resultado: fios elásticos e quebradiços.

#02 Eu lavo os meus cabelos com água quente

Nada impede que você lave o seu cabelo com água quente, mas procure controlar a temperatura, sem excesso. Se a água estiver muito quente – como muitos gostam, principalmente quem mora em regiões muito frias – você estará cooperando com a produção de sebo e aumento da oleosidade.

Esses dois pontos, aliás, também inibem o crescimento dos fios.

#03 Máscara hidratante na praia

O ideal é não pecar por excesso. O que deve ser feito é a aplicação de um creme com proteção solar e pronto. Sem enxague e sem o auxilio de outros produtos que só vão prejudicar os seus fios.

Algumas máscaras muito fortes queimam os cabelos de quem usa e ainda não oferece proteção contra raios ultravioletas.

#04 Prender os cabelos molhados

Esse item talvez seja o campeão! Muitas mulheres prendem os cabelos ainda molhados pensando que assim vão conseguir domar o volume das suas madeixas rebeldes.

Você não precisa entrar numa paranoia e evitar isso a todo custo, mas deve saber que essa não é a solução para o seu problema e que esse hábito vai juntar fungos, criar caspa, enfraquecer a raiz e contribuir com a queda dos seus cabelos.

#05 Chapinha no cabelo molhado pode

Só se você quiser acabar de vez com os seus cabelos. Os resultados são perceptíveis instantaneamente. Fios queimados e quebrados são tudo o que você vai conseguir se insistir nesse crime previsto no código capilar.

O conselho dos especialistas em cabelos é que a chapinha deva ser utilizada somente em cabelos bem sequinhos, deve-se evitar o seu uso mesmo nos fios úmidos.

Não vá esquecer, hein.

#06 Secador de cabelos na temperatura máxima

Mesmo os manuais dos secadores de cabelos indicam que devemos utilizar esses instrumentos a uma distância de 30 centímetros das nossas cabeças e optar pelas temperaturas média ou fria – a máxima vai queimar e danificar os fios.

O que os manuais não dizem e só quem passou por essa experiência pode dizer é que deve-se evitar direcionar o jato diretamente para cabeça, pois isso vai estimular a oleosidade na raiz e, consequentemente, diminuir a duração da sua escova.  

#07 Utilização de escovas maleáveis

Esse é o típico “lobo em pele de cordeiro”. O manuseio com cerdas extremamente finas são de difícil execução e elas também são danadas para quebrar os fios.

A recomendação dos especialistas são pentes com dentes bem largos e firmes. Mas se essa opção não faz a sua cabeça, você também pode utilizar uma escova do tipo raquete.

Enfim, a resistência é fundamental para que você penteei os seus cabelos sem prejudicá-los.

#08 Usar mais de duas químicas

“Quem muito quer, nada tem”. Foi impossível não utilizar mais essa expressão popular.

Relaxamento, luzes, coloração… São várias as opções ao seu dispor, mas você deve ver quais são as suas prioridades e optar por, no máximo, duas delas e fazer hidratações mensais para manter o resultado conquistado.

Química demais no cabelo vai deixá-los porosos e quebradiços.

#09 Dispensar o leave in em cabelos encaracolados

A sua ideia é ter uma aparência natural, só que devemos esclarecer que sem o uso de shampoo, condicionador e leave in (também conhecidos como cremes sem enxague) é impossível a conquista de cachos bonitos e saudáveis.

Os cabelos crespos merecem um pouco mais de cuidado porque as curvas deles dificultam que a oleosidade natural dos cabelos chegue até as pontas.

#10 Passo mais de três meses sem cortar os cabelos

Você deveria começar a rever os seus conceitos. Os profissionais da beleza dizem que passado o período de três meses as pontas começam a abrir e passam a oferecer pouco resistência e quebrar-se com facilidade.

Então, se você não é daquelas pessoas que têm cabelos que demoram uma eternidade para crescer, fique atento a esse prazo da próxima vez que for ao seu salão predileto.

E você, tem alguma prática capilar que não listamos nesse post? Compartilhe com a gente aqui nos comentário!

saúde dos cabelos

Maria Costa

Especialista atuante no mercado de beleza e estética.