Cabelos

10 dicas de como lavar os cabelos corretamente

Por  | 

Esse post chegou até a sua tela e vai apresentar 10 dicas de como lavar os cabelos corretamente. Esse é um dos pontos que costuma gerar discussões. Que tal se a gente esclarecer esse assunto de uma vez por todas?

#01 Escove os cabelos antes de lavá-los

Escovar os cabelos antes de lavar não é uma dica, é um mandamento. A lavação vai permitir que os produtos penetrem melhor nos cabelos e atuem de maneira muito mais eficaz.

Os especialistas recomendam o uso de escovas de pelo nesse processo de pré-lavagem. Elas são muito melhores porque evitam a quebra dos fios.

#02 Limpeza das escovas de cabelo

As escovas tendem a acumular resíduos de oleosidade, poeira e cosméticos. Esses resíduos podem facilitar o surgimento e a proliferação de bactérias que podem atingir e prejudicar o couro cabeludo.

É por isso que lavar periodicamente a escova é fundamental.

Como lavá-la? Basta misturar 2 ou 3 gotas de álcool em um copo de água, misturar e mergulhar a escova no recipiente para efetuar a limpeza e se ver longe de toda e qualquer impureza.

Esse processo deve ser feito 1 vez por semana.

#03 A escolha correta do shampoo

O shampoo certo para o seu cabelo é aquele escolhido de acordo com o seu couro cabeludo, e não com base no comprimento – como muitas pessoas costumam fazer.

Todo o tratamento começa a partir do couro cabeludo, o restante é considerado, como você bem sabe – mas não custa lembrar -, fio “morto”.

Por isso cuidado com o couro cabeludo – começando pela escolha certa do shampoo – é importantíssimo.

#04 A escolha correta do condicionador

Aqui, sim, devemos observar o comprimento dos cabelos para a seleção do produto certo para você. Quanto maior for o tamanho do cabelo, maiores são as chances de fios desidratados – por estarem mais tempo expostos a agentes externos.

#05 Busque evitar a oleosidade

O uso de condicionador na raiz do cabelo é uma das principais causas da oleosidade. Além disso, ele aumenta a incidência de caspa.

Alguns cabelos já são oleosos por natureza e esse uso inadequado do condicionador só vai potencializar a oleosidade e a abundância de caspa. É muito importante ficar atento aos modos de utilização do condicionador nos seus cabelos.

#06 Vá sem pressa

Os produtos capilares têm o seu período de atuação e eles devem ser respeitados. É preciso trabalhar com os tempos especificados na embalagem para alcançar os resultados desejados.

Porém, muitos se confundem e acabam deixando o produto agir além do limite recomendado pelos fabricantes. Que fique claro: isso não vai aumentar a eficiência deles.

#07 Pode escovar o cabelo no banho

Não apenas pode, como deve. Os cabelos costumam se embaraçar durante o banho e você pode usar um pente de dentes espaçados e firmes ou uma escova do tipo raquete que é para não quebrar os fios e comprometer a beleza das suas madeixas.

#08 Recorra ao leave in

Você deve estar toda trabalhada no leave in (creme sem enxague). Após lavar os cabelos, separe os cabelos em mechas e espalhe o creme apenas – eu disse apenas – no comprimento dos fios.

Os óleos podem oxidar com a ação do ar e “sufocar” o cabelo. Caso você opte pela sua aplicação, procure não utilizar em quantidades muito grandes.

#09 Proteja o seu cabelo

A utilização do leave in vai ser ainda mais completa se o creme tiver o fator de proteção solar. Essa atitude simples, mas que muitos esquecem por não considerá-la essencial, vai evitar que os seus cabelos sofram agressões constantes dos raios ultravioletas, um dos maiores vilões da beleza natural dos cabelos.

#10 Capriche na hidratação

A hidratação e os tratamentos adequados após coloração e outros processos químicos vão garantir aquele cabelo que chega a dar orgulho de ostentar.

O processo de hidratação correto – deve-se analisar caso a caso – vai promover a nutrição dos fios e tornar os cabelos sedosos, saudáveis e lindos de viver.

Será que a gente esqueceu de alguma coisa? Deixe o seu comentário qui embaixo!

como lavar os cabelos cooretamente

Maria Costa

Especialista atuante no mercado de beleza e estética.